Olá pessoal,
A partir de agora, resolvemos juntamente com nossa conta no Instagram (@riccolsistemas) compartilhar um pouco dos nossos conhecimentos em Gestão de Negócios com vocês, para ajudar naqueles detalhes que fazem toda diferença para a saúde do seu negócio.
Hoje nosso post é sobre Gestão e Controle de Estoque, uma ferramenta que pode auxiliar na produtividade e gerar grandes economias para a empresa, independente do seu ramo de atividade.
Então, vamos lá.
– Os prejuízos de não ter um controle de estoque
Um dos maiores desafios no controle de estoque é decidir quanto será comprado em um determinado momento. Isso tudo é feito para evitar a obsolescência e a deterioração. As previsões de abastecimento têm de ser feitas para manter os níveis de estoque baixos e ainda assim, adequados o suficientepara atender as demandas dos clientes.
Se os estoques ficarem altos, você compromete a saúde financeira da sua empresa; se ficarem baixos, você tem problemas de abastecimento e não consegue atender as demandas dos seus clientes, gerando perda de vendas e de credibilidade.
O pior pesadelo de um varejista é ter produtos fora de estoque. Você pode sofrer dois grandes problemas: o primeiro é perder vendas, pois você não tem produtos disponíveis, o segundo problema é queimar a sua marca por conta de clientes insatisfeitos, que não conseguiram comprar os produtos que queriam na sua loja.
Independente de qual for a área de atuação da sua empresa, você deve saber a importância que o estoque tem no seu dia a dia, principalmente no que diz respeito ao seu processo produtivo e, mantê-lo organizado e funcional, é um dos principais pontos para que sua operação seja bem sucedida!
Uma das consequências da falta de controle está no fato de não ser possível checar se o consumo efetivo dos materiais está de acordo com a sua real necessidade. Com efeito, não conhecer o consumo médio dos materiais dificulta a compra que visa diminuir a necessidade de capital de giro da empresa.
O estoque de alguns itens, por exemplo, pode estar superdimensionado, o que significa um capital desnecessariamente parado. A falta de gestão tem como consequência, também, a parada na produção ou nas vendas pela falta de materiais ou mercadorias, com diminuição da produtividade.
A possibilidade de desvios da produção também é uma consequência da falta de um controle efetivo. Vale ressaltar que o estoque em excesso é custo financeiro e operacional para a empresa.
– O que é controle de estoque?
De acordo com Chiavenato (2005), estoque é a composição de materiais (matérias-primas, materiais em processamento, materiais semiacabados, materiais acabados, produtos acabados), que em determinado momento não é utilizado na empresa mas que será utilizado futuramente. Desta forma, o conceito de estoque inclui toda a variedade de materiais que empresa possui e utiliza no processo de produção de seus produtos e/ou serviços.
De forma geral, um estoque é o armazenamento de materiais necessários para que o seu negócio possa suprir suas necessidades de produção e venda dos seus produtos e, dependendo do tipo de empresa, pode ser organizado de diferentes maneiras:
1º Matéria prima
É o que vai garantir que sua empresa esteja abastecida com os materiais necessários para produzir a mercadoria que será comercializada para seu cliente final.
2º Produtos não acabados
Nesta modalidade, são armazenados os produtos que, ainda não foram acabados e precisam ser armazenados para que, no momento correto, sejam utilizados na finalização do seu produto.
3º Produtos acabados
Aqui são armazenados os produtos acabados e prontos para serem vendidos para seus clientes.
O controle de estoque é responsável por gerenciar os produtos para as vendas e oferecer dados para a compra de mais mercadorias. Portanto é parte fundamental de toda operação do varejo.
– Benefícios de ter um controle de estoque
Adotar um sistema de controle de estoque amplia a produtividade, otimiza a gestão de recursos e consequentemente, aumenta os lucros da empresa. Por meio do software é possível distribuir diferentes níveis de acesso à diferentes áreas e funcionários. Isso é muito útil para o gerenciamento e oferece também mais segurança para a empresa.
Com esse controle, sua empresa economiza com licenças de uso de sistemas antigos, em compra de equipamentos e diminui o uso de papel, impressora e outros insumos.
Com as novas tecnologias, os processos dentro da empresa também ficam mais rápidos, o registro das informações, o envio de informações para compras, transporte, armazenagem. Isso impacta diretamente de forma positiva nos custos da empresa.
A organização do estoque evita acúmulo ou falta de produtos, além de ajudar a controlar as finanças e o espaço físico da empresa.
Vou listar aqui alguns itens benéficos ao ter um sistema de controle de estoque assertivo:
1º Gera redução de custos
A partir do uso do software é possível ter uma visão mais ampla do estoque e permite um controle mais rígido e eficiente, sem compras de produtos em excesso ou desperdícios desnecessários. Só com isso ele já traz redução de custos!
Mas existem ferramentas ainda mais apuradas, como a de alerta de estoque mínimo, que avisa quando um determinado produto atinge a menor quantidade que deveria ter em estoque e precisa ser reposto.
Com essa informação, o empreendedor pode até antecipar sua compra com o fornecedor e negociar um valor menor, o que reflete diretamente na diminuição dos gastos gerais da empresa.
2º Ajuda na escolha dos fornecedores
Falando em fornecedor, o empresário pode identificar, quais fornecedores estão fazendo as entregas no prazo correto e quais cometem muitas falhas.
Isso porque, com um software que faz a gestão do estoque é possível ter ferramentas no controle de compras que mostram quando o cliente fez o pedido de produtos ao fornecedor e qual a data combinada para a entrega da mercadoria.
Depois, o próprio sistema avisa se o prazo foi ou não cumprido e se todos os produtos pedidos foram de fato entregues. Com isso, é possível avaliar se o atendimento do fornecedor é eficiente ou se vale a pena buscar uma alternativa.
3º Evita parada de produção
Uma ferramenta como o alerta de estoque mínimo, também pode evitar que as máquinas de produção fiquem paradas porque acabou uma matéria-prima.
O sistema permite que o empresário identifique qual a quantidade realmente usada em uma determinada produção e deixa o estoque real sempre atualizado no software.
Assim, baseado na ficha técnica com os detalhes de fabricação do produto, o sistema já provisiona as quantidades de matéria-prima necessárias para gerar o produto final e identifica se o estoque possui a quantidade necessária ou se algum insumo está em falta.
4º Melhora o planejamento de vendas
O controle de estoque permite saber exatamente o que entra e o que sai do estoque. Assim, se você observa que um produto específico tem muita procura, consegue fazer mudanças de rumo rápidas no planejamento de vendas. E pode colocar em prática os ajustes necessários sem perder tempo e dinheiro.
– Controle de estoque, é lucro garantido
O controle e acompanhamento do estoque evita perdas de mercadorias, equilibra o fluxo de compras e vendas e consequentemente evita a estocagem desnecessária
Estamos próximo ao fechamento do exercício, momento ideal para os empresários realizar a validação e iniciar a apuração do estoque. Nas empresas industriais e/ou comerciais o estoque é um fator relevante, pois representa grande proporção no balanço patrimonial.
Visando um controle interno seguro e fundamentado nos critérios fiscais e contábeis, os estabelecimento necessitam implantar sistema para acompanhar as movimentações diárias, evitando incorreções que possam afetar os resultados dos exercícios e os impostos incidentes aos resultados da empresa.
Esse controle é essencial nas operações dos negócios, para otimizar as estruturas da empresa, e gerar diversas vantagens e economias.
Esperamos que esse conteúdo possa ajudá-los!
Deixem seus comentários contando pra gente o que acharam dessa ideia, dúvidas e ideias do que gostariam de ver aqui nos próximos posts.
Obrigado,
Equipe RICCOL Sistemas