Primeiramente, precisamos entender o que é.
A infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) de uma empresa é todo hardware, software, aplicativos, sistemas operacionais, gestão e armazenamento de dados, plataformas de comunicação, redes, serviços integrados e plataforma de internet, ou seja, praticamente todos os meios tecnológicos que empresa vai precisar para realizar suas operações.
Para ter uma boa infraestrutura é necessário manter os equipamentos limpos e aplicativos devidamente atualizados, com: manutenções preventivas, atualizações dos softwares, serviços de armazenamento de dados e cópia de segurança (backup), ter uma boa rede interna na empresa, para que os computadores possam se comunicar entre si de forma eficaz, manutenções de cabos de rede, telefones etc. São passos importantes a serem tomados para que assim a empresa possa estar bem estruturada para realizar os seus procedimentos e entregar dentro do prazo, com qualidade e eficácia.
Os impactos que uma empresa sofre pela falta de uma boa infraestrutura são:
➢ Atrasos nas entregas das atividades em virtude de problemas com sistemas e/ou equipamentos;
➢ Custos para eventuais consertos de equipamentos danificados;
➢ Mal desempenho de sistemas de gestão ou aplicativos terceiros.
Ou seja, com a falta de um gerenciamento de TI dentro da sua organização, diversas atividades que seriam simples, como lentidão ou queda do servidor, ataques de vírus ou até mesmo na falta de disponibilidade da internet, podem prejudicar o correto funcionamento da empresa.
Já sabemos os principais impactos que uma empresa pode sofrer com a ausência de uma boa infraestrutura, mas qual seriam as vantagens?
➢ Velocidades e precisão na tomada de decisões;
➢ Melhorias na organização de processos e fluxos de trabalho;
➢ Aumento de produtividade, com qualidade de vida aos colaboradores;
➢ Aumento da qualidade dos produtos ou serviços;
➢ Redução de custos operacionais.
Sabemos então que cuidando da estrutura de TI da sua empresa, além de prevenir gastos desnecessários, ainda garantirá qualidade e eficácia em seus serviços e processos.