Muitas pessoas hoje optam por usar um software pirata por diversos motivos, mesmo sabendo que essa é uma prática ilegal (Lei 9.609/98). Uns reclamam do alto preço pago para adquirir esses softwares, outros dizem que depois que formataram o computador perderam o original e etc…

Mas além de ser uma prática ilegal, essa atitude também pode prejudicar você. Pode deixar você exposto à várias ameaças vindas da Internet, a vários tipos de vírus, entre outros diversos problemas que não vem ao caso comentar no momento.

E por que é tão importante assim possuir softwares originais?

Os benefícios são muitos, como por exemplo: Prevenção contra danos no computador, prevenção contra vírus, evita infringir a lei, melhora a assistência técnica, tem acesso à atualizações, consegue integração com a nuvem.

Vamos detalhar isso abaixo:

Quando você baixa, copia ou até mesmo compra um software pirata, automaticamente você coloca seu computador em risco, pois eles podem ter sido modificados e podem esconder algum código malicioso que pode danificar o seu computador, geralmente danificam HD, placa mãe e processador. Com softwares originais, você pode ficar tranquilo que seu computador não será prejudicado.
Outro ponto importante é a prevenção contra vírus, já que você estará utilizando um sistema operacional e um antivírus original, você está com esses sistemas totalmente atualizados e preparados para combater as ameaças mais recentes, protegendo assim seus dados. E não acaba por aqui, diversos softwares originais disponibilizam suporte técnico para tirar dúvidas e resolver problemas, além de alguns deles possuírem serviços ligados à “nuvem” que é muito comum hoje em dia, como backup de informações, sincronização de agendas, entre outro diversos que só com software original você consegue obter.

E por último, mas não menos importante, você deve ter um software original porque pirataria é crime segundo a Lei 9.609/98, que estabelece que a violação de direitos autorais de programas de computador é punível com pena de 6 meses a 4 anos de prisão e multa, além de ser sujeito a ação cível indenizatória.

Sendo assim, evite esse problema adquirindo um produto original.

Um abraço e até breve.

Texto por Mateus Ricci